Eventos e Realizações

S. Braz 1º Domingo de Fevereiro ver fotos
Sr. dos Perdidos 3º Domingo de Agosto ver fotos
Sta. Eufêmia 3º Fim de Semana de Setembro ver fotos
Jornadas Culturais Outubro ver fotos
Mesa dos 4 Abades  3º Domingo de Junho ver fotos

Mesa dos 4 Abades: a imagem e a história

“O Livro do Tombo da Freguesia de Calheiros, no ano de 1775 já cita a Mesa dos Quatro Abades. Consta de uma mesa em granito que se apoia no marco divisório das freguesias do Bárrio, Calheiros, Cepões e Vilar do Monte.

O dito marco tem quatro faces onde estão gravadas as iniciais do nome da freguesia a que corresponde a mesma face.

Ao lado da mesa existem quatro assentos, também em granito, colocados de tal modo que os respectivos Abades sentavam-se dentro do seu território à mesma mesa. Daí vem o nome de “Mesa dos Quatro Abades”.

Atendendo a que São Sebastião é o advogado contra a fome, peste e guerra, o povo invocava-o contra estas pragas. Para isso, fazia o chamado “Cerco à Freguesia”.

Em dia combinado, saía da Igreja paroquial a Procissão de S. Sebastião, cuja imagem era transportada ao colo dos homens, e dirigia-se aos marcos divisórios com as freguesias vizinhas, percorrendo marco a marco até fazer o cerco à freguesia, pedindo a sua protecção para o território paroquial.

Chegados ao marco comum das quatro freguesias o povo descansava e tomava a sua refeição, sem sair do seu território.

Os Abades, que eram também Presidentes de Junta, sentavam-se nos assentos correspondentes a cada freguesia em mesa comum.

Aí discutiam, debaixo dos olhares da imagem de S. Sebastião, os litígios entre freguesias, servindo os Párocos – Presidentes de neutros moderadores. O Pároco – Presidente de Junta, sempre que o julgava necessário, ia consultar o seu povo.

No final da década de sessenta foi reconstruído o logradouro onde se situa a Mesa dos Quatro Abades pelo então Presidente da Junta, Conde de Calheiros, juntamente com os Párocos das Freguesias e a Administração Florestal, sendo repetida a tradição durante dois anos.

A partir de 1987 foi reatada esta tradição com os Presidentes das Juntas de Freguesia do Bárrio, Calheiros, Cepôes, e Vilar do Monte, realizando-se anualmente um encontro para o qual são convidadas entidades locais e onde são debatidos os problemas comuns às quatro freguesias.”

2013 – https://www.youtube.com/watch?v=HJUahuVHx68

2014 – http://portocanal.sapo.pt/noticia/28874/